Promover o sentimento de pertencimento contribui para o fortalecimento duradouro da sua empresa ao longo prazo.
A valorização das pessoas que compõem a equipe da sua organização necessita que algumas atitudes sejam adotadas, como diversidade, equidade e inclusão.
Uma prática eficaz para proporcionar um ambiente de trabalho que gere o sentimento de pertencimento é a escuta ativa. É a partir dela que muitas demandas são acolhidas e ajustes são realizados.
Entenda o que é o sentimento de pertencimento nas empresas, qual a sua importância e vantagens. Ao final, conheça 8 formas de promover o sentimento de pertencimento no trabalho.
O que é sentimento de pertencimento
O sentimento de pertencimento no ambiente de trabalho é resultado das ações e estratégias desenvolvidas nos diversos setores de uma empresa. É o elo emocional e psicológico que surge entre a equipe colaboradora e as lideranças como um todo.
Quando a análise dos resultados demonstra que a empresa está estagnada ou até mesmo em déficit, é imprescindível rever todas as áreas e o que pode ser melhorado.
É preciso atenção para não esquecer de investir em uma cultura organizacional humanizada, onde as pessoas estão no centro das decisões.
As vantagens e a importância de promover o sentimento de pertencimento nas empresas
Despertar o sentimento de pertencimento é proporcionar meios para uma equipe mais engajada no dia a dia das corporações. É através da construção desse sentimento que o ambiente de trabalho se torna mais propício a novas ideias que podem trazer resultados positivos aos negócios.
Atualmente, existe um anseio em desenvolver ideias disruptivas, que saiam do óbvio e sejam inovadoras. A partir delas, empresas se destacam no mercado que está cada vez mais competitivo.
Porém, não é possível criar empresas fortes e duradouras se, o bem-estar da equipe de colaboração, não é levada em consideração. Para além dos números, são os seres humanos que garantem o sucesso ou fracasso de um empreendimento.
Para desenvolver o sentimento de pertencimento é preciso considerar políticas de diversidade e inclusão como pilares essenciais. Equipes diversas elevam o capital humano e apresentam diferentes formas de solucionar problemas e de encontrar soluções criativas e interessantes.
Equipes que se sentem desvalorizadas e locais onde existe o sentimento de exclusão, geram uma série de aspectos negativos como:
- desmotivação;
- atraso nas entregas;
- aumento de conflitos internos;
- problemas de saúde física e mental em pessoas do time da empresa;
- queda nas vendas e prestação de serviços.
Retenção de talentos através do desenvolvendo do sentimento de pertencimento
Empresas que possuem uma grande rotatividade de colaboradores, gastam muito mais energia que comprometem suas estratégias de longo prazo, atrasando o seu crescimento e o aumento de lucro.
Para que as pessoas se sintam motivadas a continuar participando de um negócio, pensar em meios de aumentar o sentimento de pertencimento, é uma das melhores soluções.
Garantir que pessoas que elevam o potencial de uma corporação abracem o seu trabalho, é evitar despesas com novas etapas de contratação e treinamento. O tempo gasto para iniciar e ampliar laços entre a equipe, é direcionado para processos mais importantes dentro do planejamento.
O sentimento de pertencimento possibilita reter talentos no ambiente de trabalho, gerando motivação, união e satisfação com o que está sendo realizado.
8 formas de desenvolver o sentimento de pertencimento no ambiente de trabalho
Confira como é possível despertar o sentimento de pertencimento nas empresas.
1. Pratique a escuta ativa
A escuta ativa estreita as relações entre colaboradores e gestão do negócio. É através dela que o RH pode identificar problemas e quais as melhores maneiras de solucioná-los.
Quando a corporação aplica a escuta ativa, os funcionários passam a ser protagonistas naquele local e sentem que suas demandas são acolhidas verdadeiramente.
Nesse momento, o contexto de cada indivíduo também necessita ser compreendido, para que a escuta ativa não se torne apenas um conceito existente no papel.
2. Mantenha uma comunicação transparente
Aqui, o diálogo é a chave para o sucesso. Nenhum colaborador poderá melhorar o seu trabalho, se as lideranças não optarem por uma comunicação transparente.
Isso não significa desqualificar o profissional. Pelo contrário, é entender como funciona a dinâmica interna e procurar soluções conjuntas de melhorias.
3. Desenvolva a confiança
Equipe confiante é uma das metas de empresas que buscam fortalecimento e reconhecimento.
Para alcançar a confiança, é preciso eliminar a sensação de diferenças desproporcionais. Competição deve ser entre negócios distintos. Dentro da mesma equipe, valorize a colaboração.
Afinal, a colaboração é um sentimento natural e evolutivo dos seres humanos. Foi através da colaboração que muitos povos no mundo inteiro se desenvolveram e fortaleceram suas comunidades internamente.
4. Ofereça salário justo
Não basta apenas proporcionar um local de trabalho harmônico. Oferecer salários condizentes com os cargos, com o tempo de carreira e demanda de trabalho, é garantir a promoção do sentimento de pertencimento nas empresas.
Observe também se os salários das mulheres no mesmo nível que os homens são os mesmos. Para existir diversidade e inclusão é preciso investir em equidade de gênero.
5. Progressão de carreira dentro da empresa
É ideal que cada pessoa que se destaca e colabora com o crescimento de um negócio, tenha a possibilidade de progredir de carreira dentro da empresa.
Sentimento de pertencimento é também saber que o ambiente de trabalho é um local de crescimento e de valorização profissional. Isso eleva o aumento da produtividade e da busca pela diferenciação.
6. Flexibilidade de horário
Com a pandemia, a maior parte das empresas precisaram readaptar a sua forma de existir. O trabalho home office foi adotado e hoje ele é uma realidade no Brasil.
Após o controle do vírus e com a reabertura dos comércios e prestadores de serviços, muitos lugares optaram por trabalhar no formato híbrido.
É preciso considerar com a equipe de colaboração quais estratégias adotar no seu negócio. Algumas pessoas, como mães solo, necessitam de horários flexíveis para não abandonarem suas carreiras.
7. Cuidado com a saúde mental
No Brasil, a depressão representa 36,67% dos casos de solicitação de auxílio-doença não relacionados a acidentes de trabalho. Ou seja, a doença é a principal causa desse tipo de afastamento.
Para despertar o sentimento de pertencimento é necessário que a gestão da empresa esteja atenta aos sinais de desgaste mental de quem colabora nos trabalhos.
Criar um ambiente de acolhimento é muito importante para que o ambiente de trabalho não seja o motor facilitador do aparecimento dessas condições de saúde mental.
8. Ambiente diverso e inclusivo
Para promover o sentimento de pertencimento nas empresas é preciso considerar uma cultura organizacional que inclua diversidade e inclusão.
Investir em programas que diversifiquem o quadro profissional e que capacitem os líderes para viabilizar estratégias que garantam a permanência de pessoas com perfis, histórias e origens diversas, fortalece o ambiente de trabalho.
Não esqueça que para desenvolver o sentimento de pertencimento é preciso de segurança. Por isso, leia no nosso artigo e entenda como a sua empresa pode contribuir para assegurar uma equipe antirracista.
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