O Calendário de Diversidade é um complemento para as organizações comprometidas com a agenda da Diversidade e Inclusão (D&I). Através dele é possível desenvolver ações internas que fortaleçam a integração dos colaboradores e líderes.

O calendário permite desenvolver metas e alinhar quais são os valores que regem as decisões e trabalhos na empresa. Promove a cultura organizacional inclusiva e estabelece os passos para construir condutas e movimentações que contribuem para o engajamento e sentimento de pertencimento da equipe. 

Confira as datas do Calendário de Diversidade 2023:

Janeiro 

4 – Dia Mundial do Braile

O dia tem como objetivo alertar sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual na leitura. A escolha foi baseada na data de nascimento de Louis Braille (1809-1852). Ele foi o criador do sistema de escrita e leitura em braile.

20 – Dia da Consciência Indígena

O Dia Nacional da Consciência Indígena referir-se a Confederação dos Tamoios que ocorreu no século 16. Esse é uma marco de luta para lembrar da importância da união dos povos originários contra a escravidão e da sua resistência pela preservação cultural.

21 – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Para ser construído um ambiente de trabalho saudável é importante respeitar a pluralidade de crenças existente no Brasil. O combate à intolerância religiosa deve ser garantido entre todas as áreas e hierarquias, evitando danos aos funcionários e a empresa.

29 – Dia Nacional da Visibilidade das Pessoas Travestis e Trans

Grande parte da população trans e travesti não alcança o mercado de trabalho formal. Muitas delas, não conseguem terminar o primeiro ou segundo grau, o que dificulta ainda mais o acesso às garantias trabalhistas. Por isso é preciso desenvolver estratégias de inclusão desde a etapa do recrutamento. 

Fevereiro

24 – Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

O voto das mulheres brasileiras só foi reconhecido em 1932 e essa data demonstra o avanço da luta pelos direitos femininos. Porém, é preciso pontuar como o racismo estrutural esteve presente mesmo após essa conquista. 

Mulheres negras e indígenas não conseguiam exercer o direito de voto, pois a maior parte eram analfabetas e apenas mulheres letradas poderiam escolher seus representantes. Para mulheres indígenas nem ao menos a cidadania era um direito, já que este só foi plenamente reconhecido com a Constituição de 1988. 

29 – Dia Mundial da Doença Rara 

As estimativas apontam que o número de doenças raras no mundo são entre seis e oito mil. Algumas delas impossibilitam que a pessoa portadora possa realizar atividades no dia a dia, como trabalhar. Porém, para aquelas que permitem, é importante a conscientização da gestão das empresas e RH quanto às necessidades especiais dos seus funcionários. 

Março

8 – Dia Internacional da Mulher 

Incluir o Dia Internacional da Mulher no calendário de diversidade da empresa não deve ser sinônimo de flores ou chocolates. Pelo contrário. A data teve origem com o movimento das mulheres trabalhadoras em Nova York e representa seus esforços em garantir liberdade, dignidade e reconhecimento.

Nesse dia promova o trabalho de mulheres diversas, de diferentes origens étnico-raciais, de gênero, sexualidade e PCD ‘s.

Abril

2 – Dia Mundial da Conscientização do Autismo 

A Lei de Cotas garante acesso ao mercado de trabalho às pessoas com algum transtorno do espectro autista (TEAs). Entretanto, ainda existe uma cultura errônea de que elas não trazem tantos resultados para uma empresa.

É preciso que o combate ao capacitismo seja uma das prioridades nas ações desenvolvidas através do calendário de diversidade.

19 – Dia dos Povos Indígenas

A deputada federal indígena, Joênia Wapichana, foi a autora do projeto de lei que modificou o nome dessa data. O dia é uma oportunidade de lembrar da pluralidade étnica do Brasil, com mais de 305 povos indígenas. 

É importante destacar a presença de pessoas indígenas nos diversos contextos, inclusive no mercado de trabalho e combater estereótipos e racismos propagados contra esses grupos. 

Maio

14 – Dia das Mães

Quando falamos de mulheres no mercado de trabalho não podemos esquecer daquelas que são mães. Empresas que possuem o compromisso de fortalecer políticas para mulheres, precisam encontrar meios de apoiá-las com a maternidade. 

Também é importante que se tenha um olhar atento para as diversas realidades, pois muitas mulheres racializadas não possuem rede de apoio ou são mães solo. Deve-se pensar em estratégias que não comprometam a segurança de cada uma delas.

17 – Dia Internacional Contra LGBTFOBIA 

O local de trabalho pode ser um meio de propagar violências e silenciamentos. Por isso, não basta apenas incluir pessoas LGBTQIAP+ nas organizações. É preciso que elas possam ser ouvidas, que tenham acesso a cargos chefia e que seus direitos sejam garantidos. 

Junho

28 – Dia Internacional do Orgulho LGBT

O Dia do Orgulho LGBT nasce como data de celebração e de relembrar a importância do respeito às diversas existências. É nesse dia que tradicionalmente é comemorada a Parada do Orgulho Gay em várias partes do mundo. 

Julho

25 – Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

O dia 25 de julho foi escolhido com o objetivo de reforçar a luta da mulher negra latina e caribenha e sustenta a importância de um olhar que perceba todas as violências que mulheres negras enfrentam, sempre fazendo recorte de gênero, raça e sexualidade.

Agosto

29 – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica discute a importância de políticas que combatam à lesbofobia e que considerem os diferentes marcadores presente nesse grupo. Mulheres lésbicas que não correspondem ao padrão de feminilidade são alvos constantes de violência e dificuldades de acesso aos seus direitos. 

Setembro

21 – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Pessoas com algum tipo de deficiência possuem menos oportunidade de trabalho e são as que menos recebem dentro das empresas. Políticas de D&I nas organizações devem analisar quais medidas são possíveis para diminuir esse percentual. 

Outubro

10 – Dia Mundial da Saúde Mental

Com o aumento de doenças relacionadas à saúde mental é preciso ficar alerta e promover um ambiente acolhedor no trabalho. No Dia Mundial da Saúde Mental realize atividades que estimulem a comunicação e a escuta ativa

Novembro

20 – Dia da Consciência Negra

A promoção do Dia da Consciência Negra no trabalho é preciso ir além de pautas como o racismo. É necessário que pessoas negras possam ser referência, que sejam desenvolvidas ações eficientes para criar oportunidades de progressão de carreira e equidade salarial. 

Dezembro

10 – Dia dos Direitos Humanos

Para garantir os direitos humanos dos colaboradores é preciso um ambiente seguro. Situações como assédio moral devem ser combatidas. Caso aconteçam, as medidas cabíveis precisam ser tomadas. 

Gostou de conhecer sobre as datas do Calendário de Diversidade? Continue conosco e saiba o que é interseccionalidade e como aplicar esse olhar na sua empresa.