Quando uma empresa valoriza e promove a diversidade e inclusão, no que diz respeito a aspectos como etnia, raça, deficiências, gênero, orientação sexual, idade e outros grupos minoritários, ela está abrindo espaço para que pessoas com diferentes origens, experiências e perspectivas possam contribuir para o sucesso da organização. Pensar no desenvolvimento pessoal delas é fundamental, já que muitas vezes enfrentam desafios e barreiras que podem limitar suas oportunidades e experiências profissionais.
Em um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de 2022 sobre a participação das mulheres negras no mercado de trabalho mostram que elas têm menores chances de serem contratadas e taxas de desemprego e informalidade são mais altas quando comparadas a pessoas brancas. O estudo também mostra que, em média, pessoas negras têm salários menores do que outros grupos da pesquisa, mesmo quando consideradas variáveis como idade, gênero, escolaridade e experiência profissional.
Estes dados provam que organizações que promovem a diversidade e inclusão devem reconhecer os desafios e adotem estratégias de desenvolvimento pessoal para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de crescimento e aprendizado. Veja como funciona o desenvolvimento pessoal, sua importância para as organizações e como capacitar colaboradores racializados.
O que é desenvolvimento de pessoas?
O desenvolvimento de pessoas é um conjunto de práticas que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos, habilidades e atitudes da pessoa colaboradora, a fim de que ela possa alcançar seus objetivos de carreira a médio e longo prazo. Esse é um processo contínuo, no qual busca o aperfeiçoamento tanto as competências técnicas, conhecidas como hard skills, quanto as comportamentais, chamadas soft skills, para que a pessoa colaboradora possa ter cada vez mais ter eficiência em sua função e em seus projetos executados.
Algumas vezes, há uma mistura de conceitos do desenvolvimento pessoal com treinamento, e embora ambos busquem melhorar o desempenho da equipe, e sejam complementares, o desenvolvimento e o treinamento são processos distintos. Enquanto o treinamento está focado em capacitar a pessoa colaboradora a atingir uma competência específica de forma pontual e de curto prazo, o desenvolvimento tem uma abordagem mais ampla, acompanhando a jornada da pessoa colaboradora na empresa de maneira contínua e desenvolvendo suas habilidades de acordo com seu plano de carreira.
Segundo Chiavenato*, um dos principais teóricos da área organizacional, o desenvolvimento de pessoas envolve um conjunto de experiências que proporcionam oportunidades para o crescimento e desenvolvimento profissional, ou seja, está mais focado no futuro de carreira da pessoa colaboradora, e não apenas em seu cargo atual.
Exemplo de ações de desenvolvimento de pessoas
O processo de desenvolvimento é então uma prática constante, presente desde o processo de entrada até o momento de saída da pessoa colaboradora da empresa. E é composto por diversas ações e atividades, como treinamentos, mentorias, rotações de cargo, entre outras iniciativas que podem variar de uma organização para outra. As ações devem ser baseadas conforme a cultura ou que melhor se adéquam às suas necessidades de cada empresa. Veja alguns exemplos:
Avaliação de desempenho
Essa é uma das ferramentas de desenvolvimento de pessoas, que busca analisar o desempenho das pessoas colaboradoras através das suas competências técnicas e comportamentais. Deve se levar em conta a função e o cargo que a pessoa executa durante um determinado período específico. As avaliações de desempenho são realizadas periodicamente, podendo ser uma vez por ano ou a cada seis meses, e são conduzidas por meio de metodologias, que podem variar conforme a empresa e a cultura organizacional.
Treinamentos técnicos
São ações de curto ou médio prazo no formato de cursos, workshops e outras atividades focadas em aprimorar as habilidades e competências técnicas das pessoas colaboradores, como, por exemplo: técnicas de vendas e negociação para equipes comerciais.
Treinamentos comportamentais
Também de curto prazo, são cursos que buscam melhorar a performance em caráter comportamental, como liderança, comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos, entre outras.
Aprendizagem prática
É uma abordagem de ensino colocar as pessoas colaboradoras em situações reais de trabalho, permitindo que elas experimentem e aprendam com seus próprios erros e sucessos. Geralmente a aprendizagem contínua é realizada em conjunto com treinamentos técnicos e programas de mentoria.
Rotação de cargos:
É a prática de movimentar colaboradores entre diferentes cargos e áreas, esse processo de desenvolvimento, da oportunidade de pessoas colaboradores conhecer diferentes áreas da empresa, utilizar suas melhores competências em algo mais específico, ou ainda desenvolver novas habilidades em diferentes funções e cargos.
Estes são apenas alguns exemplos, existem inúmeras ações de desenvolvimento pessoal, que devem ser colocadas em prática a partir da cultura e necessidade de cada organização, podendo personalizar e até criar novas formas de capacitação.
A importância do desenvolvimento de pessoas nas organizações
As pessoas colaboradores são o principal capital de uma organização, a valorização delas é um dos fatores essenciais para que as empresas se mantenham cada vez mais competitivas no mercado. O desenvolvimento de pessoas é um destes fatores, e tem se tornado cada vez mais estratégico para as empresas, gerando efeitos positivos na cultura organizacional, como:
Colaboradores mais felizes e produtivos:
A capacitação constante das pessoas colaboradoras favorece para que sintam cada vez mais motivadas e engajadas e possam desempenhar suas atividades cada vez mais com maior eficiência, gerar mais resultados e contribuir para o crescimento da empresa.
Atração e maior permanência na empresa
O investimento em desenvolvimento pode ser uma forma de atrair e reter talentos, uma vez que colaboradores valorizam oportunidades de crescimento e desenvolvimento na carreira.
Fortalecimento da Marca
Pessoas colaboradoras que, estão atualizadas, estão consequentemente mais preparadas para lidar com novos desafios e demandas que possam surgir, e ajudar a empresa a se adaptar às mudanças do mercado e a se manter competitiva.
Maior inovação e crescimento
Colaboradores que tem suas habilidades, competências e conhecimentos constantemente desenvolvidos, tendem a assumir novas responsabilidades e trazer novas ideias e soluções criativas, contribuindo para o crescimento e expansão da organização
Como manter o desenvolvimento de pessoas colaboradoras racializadas?
O primeiro passo no desenvolvimento de pessoas negras na organização é entender o contexto e a vivência delas no Brasil, em sua maioria esses profissionais possuem trajetórias de carreira diferentes das demais pessoas colaboradoras.
Por esse motivo, ao pensar em processos de capacitação, é necessário quebrar as barreiras do racismo estrutural e promover ações para toda empresa de empoderamento e autoconhecimento racial em conjunto com o aperfeiçoamento das habilidades técnicas e comportamentais de colaboradores negros. O desenvolvimento pode ser adquirido de diversas formas, algumas delas são:
- Acompanhamento e suporte: A empresa deve oferecer acompanhamento e suporte para que pessoas se sintam acolhidas e incluídas desde o início. É importante que haja um mentor que possa orientá-las e ajudá-las a se adaptarem ao ambiente de trabalho.
- Programas de mentoria: são programas onde pessoas mais experientes e qualificadas oferecem orientação, aconselhamento e suporte a pessoas que querem se desenvolver em uma área específica, mas ainda não possui conhecimento na função.
- Incentivo à participação em projetos: uma forma de promover o constante desenvolvimento de habilidades e competências, é incluindo pessoas a participarem de projetos para executar e compartilhar suas ideias e opiniões, isso pode aumentar a visibilidade dessas pessoas. É necessário este, deve ser um ambiente seguro e que elas se sintam seguras, valorizadas e respeitadas.
- Avaliação de desempenho justa e equitativa: É importante que a avaliação de desempenho seja justa e equitativa, levando em consideração os desafios e barreiras que pessoas de grupos minoritários podem enfrentar.
Independente de cada ação de desenvolvimento pessoal, é importante que os feedbacks também sejam constantes, ajudando a identificar melhorias, pontos de evolução das habilidades e competências das pessoas colaboradoras. Além disso, acompanhar os resultados e analisar o que deu certo e o que deu errado.
Em resumo, ao implementar um programa de desenvolvimento de pessoas, as empresas criam um ambiente favorável para aprimorar as habilidades e competências das pessoas colaboradoras, contribuindo para a realização pessoal e profissional delas.
Quando a organização valoriza a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, abrem espaço para que pessoas com diferentes origens e experiências tenham novas oportunidades. Implementar programas de desenvolvimento pessoal específicos para colaboradores que fazem parte de grupos minoritários é fundamental para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de crescimento e aprendizado.
São várias as ações e métodos que podem e devem ser aplicadas, considerando a necessidade de cada organização, assim como o perfil de quem compõe o grupo de colaboradores. As vantagens são inúmeras, seja para as pessoas colaboradoras a oportunidade de crescer e se desenvolver, como para a empresa que aumenta a competitividade, a inovação e o seu crescimento sustentável.