A comunicação inclusiva é fundamental para sustentar os pilares de diversidade e inclusão e em um mundo que se preocupa cada vez mais, a forma em como nos comunicamos, deve ser responsável e consciente, seja ela verbal, gestual ou visual. No entanto, no nosso dia a dia tudo o que falamos e escrevemos é reflexo das experiências que temos, mas que carregam também certos vieses, que por vez possam excluir e/ou inviabilizar a comunicação de determinados grupos de pessoas. 

Quando olhamos para dentro das organizações, é muito comum que no ambiente corporativo, seja utilizado linguagem mais formais, termos específicos e/ou em línguas estrangeiras, que podem gerar uma comunicação excludente e impossibilitar que pessoas colaboradoras se sintam a vontade naquele espaço.  

Apostar em uma comunicação clara e objetiva não só favorece o diálogo e a interação, mas também contribui para a criação de um ambiente seguro e confortável para todas as pessoas envolvidas. A seguir, vamos entender melhor o que é comunicação inclusiva e como implementá-la em empresas.

O que é Comunicação Inclusiva?

A comunicação inclusiva é uma ferramenta que busca garantir que todas as pessoas tenham acesso às informações de forma acessível e compreensível. Ela busca eliminar as barreiras que podem impedir ou dificultar o entendimento e a participação de determinados grupos, especialmente no que diz respeito à diversidade e que inclui aspectos como etnia, raça, deficiências, gênero, orientação sexual, idade e outros. 

O processo comunicacional é o conjunto de etapas pelas quais a comunicação passa para que a mensagem seja transmitida de forma eficaz, entre um emissor (quem envia a mensagem) e um receptor (quem recebe a mensagem). Fazem parte dessas etapas: o canal (meio pelo qual a mensagem é transmitida); a mensagem (informação que será transmitida, deve ser clara e objetiva) e o contexto (refere-se ao ambiente em que a comunicação ocorre).  A comunicação inclusiva busca garantir que todas as pessoas possam participar plenamente deste processo.

Características da comunicação Inclusiva

Essa prática de comunicação deve levar em consideração a diversidade de perspectivas, experiências e preferências das pessoas envolvidas, faz parte das características da comunicação Inclusiva: 

  • Ser acessível, clara e objetiva, evitando ambiguidades e mal-entendidos, além de adaptável às necessidades de cada um. 
  • Promover a colaboração, a inclusão e o diálogo aberto, permitindo que as pessoas se sintam acolhidas, respeitadas e valorizadas em suas diferenças. 
  • Possibilitando a livre expressão de opiniões e ideias. Essa prática garante que todas as pessoas possam se comunicar e interagir de maneira respeitosa e empática.

Comunicação inclusiva nas empresas e seu impacto

Quando pensamos a comunicação inclusiva dentro das organizações, essa prática se torna ainda mais importante. Nesse ambiente, é constantemente frequente a troca de informações, onde a comunicação efetiva pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma tarefa, ou projeto. A comunicação inclusiva promove um melhor relacionamento entre as pessoas colaboradoras, permitindo que estas possam conviver e se comunicar efetivamente. 

Ao promover a comunicação inclusiva tem um impacto positivo significativo nas empresas, através dela é possível criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo, onde todas as pessoas possam se contribuir, ter suas habilidades valorizadas e se sentirem respeitadas.

Por consequência, promove uma cultura de diversidade e inclusão, melhorando o engajamento dos colaboradores e o desempenho organizacional. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Ambiente de trabalho mais acolhedor: Métodos inclusivos de comunicação, leva as pessoas colaboradoras a se sentirem mais confortáveis em se comunicar abertamente e livremente no ambiente de trabalho, além disso, elas se sentem mais conectadas com a empresa e com os colegas de trabalho.  
  • Reduz a rotatividade e melhora a retenção de talentos: ambientes inclusivos, faz com que as pessoas se sintam mais seguras, e consequentemente com maior senso de pertencimento daquele lugar, ou seja, temos pessoas colaboradoras mais satisfeitas e motivadas, o que leva a redução da rotatividade e melhor retenção de talentos.  
  • Melhora a colaboração e a resolução de problemas: uma empresa que valoriza as interações e diálogos acessíveis, permite que as pessoas colaboradoras se sintam confortáveis em compartilhar suas ideias e perspectivas, independentemente de suas diferenças individuais, permitindo que as pessoas trabalhem juntas para encontrar as melhores soluções. 
  • Maior produtividade e criatividade: Uma equipe diversa, significa diferentes perspectivas, experiências e ideias, que quando combinadas criam soluções mais criativas e inovadoras, para qualquer situação enfrentada pela empresa.  
  • Melhora da imagem e competitividade da empresa: quando uma organização adota práticas de comunicação acessíveis e inclusivas, mostra o compromisso da organização com a diversidade e inclusão, melhora a imagem e fortalecer a marca. Além disso, ajuda a construir relacionamentos de confiança e fidelidade com os clientes, o que pode ser uma vantagem competitiva na conquista de novos mercados e oportunidades de negócio.

Implementando a comunicação inclusiva nas empresas 

A implementação de uma comunicação inclusiva deve acontecer de maneira 360º na organização, isso é, por parte de toda a equipe, desde as lideranças até as pessoas colaboradoras ao nível operacional. É fundamental que as empresas sejam sensíveis às necessidades de cada indivíduo, oferecendo opções personalizadas e flexíveis para atender às diferentes habilidades e preferências. 

Portanto, para a elaboração da prática de comunicação inclusiva dentro das organizações, envolve a adoção de práticas como:

  • Promover a diversidade e inclusão na empresa: já vimos o quanto diversidade e inclusão está associado diretamente com a comunicação inclusiva, isso porque ao criar ações e estratégias de diversidade e inclusão a empresa promove a interseccionalidade entre as pessoas, são diferentes experiências convivendo entre si e diferentes percepções sobre o assunto e identificar possíveis problemas que os colaboradores estejam enfrentando no dia a dia. 
  • Treinamentos, workshops e campanhas educativas: estes eventos devem abordar temas como a importância da comunicação inclusiva, os diferentes tipos de deficiências e necessidades especiais, e as boas práticas para promover a acessibilidade e a diversidade. É importante que os colaboradores tenham acesso a informações sobre o que é inclusão na empresa e qual a forma correta de se comunicar com as pessoas, entre outros. 
  • Priorizar uma comunicação clara: evitando o uso de jargões ou termos técnicos que possam ser desconhecidos por algumas pessoas. Uma linguagem simples e objetiva torna a comunicação mais inclusiva, garantindo que todos possam entender e participar igualmente. Além disso, a comunicação não deve ser apenas verbal, mas também visual e gestual, levando em conta as diferentes formas de percepção e processamento de informações de cada indivíduo.  
  • Utilizar de ferramentas e assessoria para auxiliar nesse processo: contrate profissionais especializados, capazes de promover a comunicação inclusiva na sua empresa, seja através de assessoria, ou como tradutores de libras, intérpretes, etc., além disso, é possível utilizar uma série ferramentas capazes de promover a inclusão, como banco de imagens com maior diversidade e uso da descrição de imagem. 

Participação de toda equipe

Combinados, esses aspectos podem contribuir para uma comunicação mais efetiva e inclusiva, nas empresas, deve-se incentivar a participação ativa de todas as pessoas envolvidas, escutando também o que a equipe tem a dizer sobre a postura adotada pela empresa e o que pode ser melhorado permitindo que elas se expressem livremente. 

Podemos concluir que a comunicação inclusiva dentro das organizações é a garantia que todas as pessoas terão acesso às informações de forma clara e objetiva. Mas, além disso, ela representa a promoção de valores como o respeito mútuo; a valorização das diferenças e o diálogo livre de estereótipos e preconceitos. 

Ao implementar a comunicação inclusiva, as empresas criam um ambiente de trabalho mais acolhedor, colaborativo e inclusivo, e como resultado fortalecem sua marca e pessoas colaboradoras mais satisfeitas e comprometidas que refletem diretamente no desempenho e sucesso da organização como um todo.