Empresas que estão em fase de consolidação no mercado encaram diversos desafios para a própria manutenção do negócio para se manterem competitivas dentro de um mercado completamente volátil. Por esse motivo, a construção e implementação de políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão nas PMEs, tende a ser algo custoso diante da realidade do negócio. 

Ao mesmo tempo criar um ambiente diversificado onde diferentes perspectivas, origens e experiências se encontram, revelam ótimos benefícios para qualquer organização. Não só contribuem para um ambiente de trabalho mais justo e equitativo, mas também colhem os frutos de uma maior inovação, produtividade e uma reputação fortalecida.

O desenvolvimento e a implementação de políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão nas PMEs, vão além de métricas envolvem criar um ambiente onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas, e devem estar garantindo um alinhamento com a estratégia de negócio. 

O impacto da diversidade e inclusão nas PMEs  

A diversidade e inclusão assumem um papel fundamental nas organizações, mais do que uma ação de responsabilidade social corporativa, ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nas PMEs são imperativos estratégicos.

 Entendidas como fatores transformadores DEI nas organizações são ações mobilizadas para criar espaços inclusivos e seguros, além de oferecer suporte às pessoas colaboradoras que pertencem a grupos socialmente mais vulneráveis e potencialmente discriminados dentro e fora do mercado de trabalho. Para empresas em início de atuação, como startups, DEI representa um potencial de transformar o ambiente de trabalho e fortalecer a posição da empresa no mercado. 

De acordo com a McKinsey & Company, que estuda a importância e o impacto da diversidade nas empresas há quase uma década, através da série de relatórios “Diversity Matters” [A diversidade importa] reforça em sua quarta edição que a importância da DEI cresce a cada ano. 

Um dos resultados da pesquisa, aponta que empresas que promovem DEI em seus ambientes corporativos têm uma probabilidade significativamente maior de obter um desempenho financeiro superior. Em 2023, essa probabilidade atingiu 39%, um avanço considerável em relação aos 15% registrados em 2015.

Além de impulsionar o desempenho financeiro, a Diversidade, Equidade e Inclusão oferecem impactos positivos adicionais que promovem o crescimento sustentável a longo prazo. No contexto das pequenas e médias empresas (PMEs), que frequentemente estão em fase de consolidação no mercado, a DEI desempenha um papel crucial na formação de uma cultura organizacional sólida. Ela contribui para a retenção de talentos diversos, estimula a inovação e aprimora o foco no cliente, apoiando assim a jornada empreendedora e o sucesso contínuo dessas empresas. 

Em um ambiente de trabalho diversificado, onde diferentes perspectivas, origens e experiências se encontram, oferecem uma variedade de ideias que inspiram soluções inovadoras para problemas complexos. Segundo um levantamento do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), para cada aumento de 10% na diversidade étnico-racial, observa-se um incremento de quase 4% na produtividade das empresas. Além disso, a diversidade no local de trabalho estimula a inovação, isso sugere que a inclusão promove um ambiente mais seguro para a experimentação  e a criatividade.

Desafios da Diversidade, Equidade e Inclusão nas PMEs

Embora a  Diversidade, Equidade e Inclusão nas PMEs ofereça um potencial estratégico significativo para o crescimento dessas organizações, a jornada de implementação de DEI é marcada por desafios e obstáculos. 

  • Recursos limitados: Por serem novas no mercado e frequentemente dependentes de investidores e outras formas de financiamento, às PMEs muitas vezes enfrentam a concorrência entre investimentos em DEI e outras prioridades de negócios, como expansão, marketing ou desenvolvimento de produtos. Recursos orçamentários limitados podem restringir a capacidade das PMEs de investir em iniciativas e políticas de DEI. 
  • Falta de expertise em DEI: As PMEs podem carecer de expertise para realizar a implementação de políticas de DEI de forma eficaz. Além disso, gerenciar a diversidade em uma força de trabalho global envolve vários riscos,  incluindo conformidade legal, danos à reputação e mal-entendidos culturais, o que demanda treinamento externo ou a contratação de consultores especializados, aumentando ainda mais os custos.  
  • Atrair e reter talentos diversos: contratar e reter colaboradores alinhados à estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão nas PMEs pode ser um desafio complexo. As pequenas empresas frequentemente enfrentam a realidade de terem menos processos estabelecidos e uma visibilidade limitada no mercado de trabalho, além de orçamentos reduzidos para recrutamento. Em um cenário competitivo onde empresas maiores oferecem salários e benefícios mais atrativos, a competição por talentos diversos é acirrada. Isso exige que as PMEs ofereçam pacotes de benefícios e oportunidades de crescimento que possam atrair e reter esses profissionais. 

Oportunidades e ações para promover Diversidade, Equidade e Inclusão nas PMEs 

Promover uma cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nas PMEs, é fundamental integrar essas práticas às estratégias de negócio. Devido ao tamanho menor, as PMEs podem criar e implementar as políticas de DEI mais rapidamente e com maior impacto direto em seus colaboradores, com abordagem personalizada, considerando a estrutura e a cultura da empresa. 

Apesar dos muitos desafios no desenvolvimento de Diversidade, Equidade e Inclusão nas PMEs, entre as principais oportunidades está a implementação de políticas de acordo com as estratégias de negócio, isso é alinhadas com as necessidades e objetivos da empresa, contribuindo para uma cultura de alta performance e baixa rotatividade.

Nesse sentido, empresas que estão em fases iniciais de crescimento e consolidação, como startups, também podem adotar ações significativas para criar um ambiente de trabalho inclusivo e diverso.

  • Flexibilização do Trabalho: modelos de trabalho remoto são ótimos para favorecer as Diversidade, Equidade e Inclusão nas PMEs, ao formar equipes compostas por pessoas de diferentes origens e culturas estimula a inovação e a criatividade, contribuindo para um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso. 
  • Tenha um quadro de Colaboradores mais diverso: Desenvolver processos de contratação que eliminem vieses e adotar práticas afirmativas no recrutamento e seleção promovendo a representatividade de negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PCD) aumentando a representatividade de grupos minorizados. 
  • Celebração da Diversidade: Realizar eventos e celebrações que reconheçam e valorizem a diversidade cultural, étnica, religiosa e de gênero dentro da empresa, fortalecendo o senso de pertencimento e respeito entre os colaboradores.
  • Programas de aprendizagem: fomente uma cultura de respeito e compreensão mútua através de  programas de aprendizagem e desenvolvimento sobre DEI. 

As PMEs podem superar os desafios da implementação de políticas de DEI e colher os benefícios estratégicos da Diversidade, Equidade e Inclusão em seu ambiente de trabalho. Ao adotar as estratégias certas e aproveitar os recursos disponíveis, as PMEs podem construir  um ambiente onde todos se sintam seguros encorajando a experimentação e a criatividade impulsionando a inovação e o crescimento da organização.

https://www.deel.com/blog/managing-workplace-diversity/