Isso porque um negócio sustentável não é apenas aquele que se preocupa com a questão ambiental. Quando falamos sobre sustentabilidade empresarial estamos falando de um conjunto de práticas, que incluem uma gestão estratégica e preocupada com o impacto da organização na sociedade.

Ficou com curiosidade para entender melhor? A seguir, vamos explicar melhor essa relação e dar dicas para que sua empresa consiga construir políticas de diversidade e sustentabilidade que impactem a sociedade. Boa leitura!

Como diversidade e sustentabilidade se relacionam?

A definição mais ampla do que é sustentabilidade ficou conhecida como os três E’s: Equidade, Economia e Meio Ambiente (em inglês, “environment”), sigla adotada pela Universidade da Califórnia. Significa que construir uma sociedade melhor, não apenas para a nossa geração, mas para as futuras, depende do equilíbrio desses três fatores.

Afinal, não adianta construir negócios lucrativos economicamente se os recursos utilizados acabarem em pouco tempo. Da mesma forma que a sociedade não pode avançar de forma igualitária se apenas uma pequena parcela da população tiver acesso a esses recursos e lucros. Por isso, negócios sustentáveis devem pensar em todo o contexto.

No mesmo sentido, outra sigla famosa do mundo corporativo é ESG, que no inglês quer dizer “Environmental, Social and Governance” ou “Ambiental, Social e Governança”, em português. Esse termo mede a capacidade de uma organização de diminuir o impacto ambiental das suas ações, construir uma sociedade mais justa e ainda desenvolver práticas equilibradas de gestão interna. A seguir, explicamos melhor o que cada parte da sigla quer dizer.

Ambiental

Aqui, entram os aspectos pensados para reduzir e compensar os danos causados ao meio ambiente. Preocupação com fatores como aquecimento global, emissão de carbono, poluição do ar, da água e do solo, desmatamento, preservação dos biomas, gestão de resíduos, entre outros.

Social

Quando falamos sobre o social, estamos tratando de uma preocupação genuína com as pessoas que cercam a organização. Sejam elas consumidores, colaboradores, fornecedores e demais comunidades afetadas pelo seu produto ou serviço.

Isso significa satisfação dos clientes, bom relacionamento com a sociedade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas e promoção da diversidade na equipe, por exemplo.

Governança

Por último, entra ainda a responsabilidade com a gestão da empresa. Esse é um fator que pode não parecer estar relacionado com diversidade e sustentabilidade, mas no fundo, tem tudo a ver.

A governança trata da composição e diversidade do conselho administrativo, da existência de comitês de auditoria, da relação com governos e políticos e da existência de uma ouvidoria interna, por exemplo.

Por que diversidade e sustentabilidade são importantes para o seu negócio?

Como falamos, construir negócios sólidos passa pela preocupação com a diversidade e sustentabilidade. Pois esse último conceito envolve também aspectos econômicos e sociais. E só assim sua empresa vai se consolidar como uma marca conectada com as principais demandas do público hoje.

O próprio termo ESG surgiu de um relatório liderado pela Organização das Nações Unidas intitulado “Who Cares Wins” (algo como “Quem se importa, ganha”, em português). A iniciativa reuniu 20 instituições financeiras de 9 países, que desenvolveram sugestões para um mercado mais sustentável. A conclusão do documento foi que incorporar esses fatores às organizações gerava melhores resultados, tanto para os negócios quanto para a sociedade.

Mudanças no consumo

Passamos por muitas transformações no mundo dos negócios e atualmente, os consumidores buscam produtos e serviços que estejam conectados com suas convicções pessoais.

Trata-se de um vínculo que vai além, apenas, da qualidade ou preço. Com as mudanças promovidas pela tecnologia, estamos muito mais próximos das marcas e conseguimos acompanhar de perto o que elas fazem. Além disso, qualquer deslize ganha uma projeção muito maior na internet.

Por isso, os consumidores vão buscar empresas que tenham uma reputação positiva e promovam valores similares aos seus, como igualdade, justiça social e preservação do meio ambiente.

Impacto econômico

Ações de diversidade e sustentabilidade podem promover um aumento significativo dos lucros da sua empresa. Dados da consultoria estadunidense McKinsey, por exemplo, mostram que negócios com diversidade diversidade de gênero podem ter lucros 25% maiores que os demais. Enquanto naqueles com diversidade étnico-racial, os números chegam a 36%.

No mesmo caminho, a XP Investimentos reforça que hoje, fundos ligados a iniciativas de ESG administram ativos no valor de 30 trilhões de dólares no mercado financeiro mundial. E esses resultados não são apenas no exterior. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 76,4% das fábricas no país já estão adotando processos ligados à reutilização e reciclagem para reduzir custos e melhorar a eficiência da produção.

Satisfação dos colaboradores

Outro benefício muito importante dessas ações é a satisfação dos colaboradores da empresa. Assim como os consumidores buscam, cada vez mais, uma identificação com as marcas, os profissionais também levam isso em conta na hora de procurar emprego.

Por isso, se você quer construir um ambiente de trabalho agradável, é importante levar questões de diversidade e sustentabilidade em consideração.

Como promover diversidade e sustentabilidade nas organizações?

Se você chegou até aqui, é porque deve ter se interessado em aliar diversidade e sustentabilidade para construir empresas mais sólidas. Mas como fazer isso é o grande desafio. Listamos algumas ações que vão guiar o caminho para quem está começando.

Entenda o impacto da sua empresa

Em primeiro lugar, você precisa entender o impacto que sua empresa tem na sociedade como um todo, seja nos aspectos sociais, econômicos ou ambientais. Pois, como falamos, esses três pilares estão intimamente ligados.

Depois desse mapeamento, é possível identificar pontos de melhoria que devem ser ajustados. Ou ainda entender quais ações positivas podem ser reforçadas para deixar um mundo melhor para as futuras gerações.

Faça planejamentos integrados

Outra ação importante é integrar o planejamento da empresa. Não adianta pensar diversidade e sustentabilidade apenas como um detalhe dentro do time de Recursos Humanos, por exemplo. Isso porque as ações vão ter que ser desenvolvidas por diversas áreas da empresa. Então é importante que a diretoria tenha noção disso e ajude a guiar a organização de forma conjunta.

Incorpore esses fatores na cultura organizacional

Por último, vale lembrar que diversidade e sustentabilidade são atributos que devem ser incorporados por todos os profissionais da equipe. Só assim a empresa vai conseguir construir uma reputação sólida e comunicá-la interna e externamente.

Para isso, líderes e gestores precisam reforçar esses princípios constantemente e promover um ambiente no qual esses pilares sejam realmente centrais.E se você quiser saber mais sobre o assunto, confira também nosso artigo que explica o que é diversidade e como essa prática ajuda a construir ambientes de trabalho mais inclusivos.