O objetivo dessas ações precisa ultrapassar a contratação, além de incluir e garantir um ambiente equanime de desenvolvimento.

Quando as empresas conseguem implantar políticas eficazes de diversidade, equidade e inclusão, além de acelerar a carreira de pessoas sub-representadas, transforma-se também a cultura organizacional e aproveita-se todos os benefícios de ser uma empresa diversa, entre eles: a atração e retenção de talentos, a colaboração entre as equipes e incentivo a inovação, além da questão moral de fazer reparação histórica.

Quer conhecer ações de diversidade e inclusão nas empresas para ganhar vantagem competitiva e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária? Continue a leitura do artigo e confira nossas dicas!

A importância de criar uma empresa diversa e inclusiva

No artigo Desejo e reparação: como acertar as contas com o passado? Movimentos reacendem discussões sobre justiça histórica, o historiador Bruno Leal, professor da UnB (Universidade de Brasília) explica que reparação histórica remete a “ações pensadas para mitigar ou amenizar injustiças cometidas no passado contra determinadas comunidades ou grupos sociais.”

O objetivo de pensar em ações de diversidade, equidade e inclusão nas empresas é, portanto, oportunizar que grupos que são minorizados e que tiveram seus direitos negados durante muito tempo, ingressem nos espaços sem impeditivos históricos. Seria como um acerto de contas com o passado para, do momento presente em diante, criar uma sociedade mais igualitária.

É importante entender ainda que essa movimentação não é favorável apenas para os indivíduos sub-representados, mas para a sociedade, a própria empresa e também para o ecossistema corporativo.

Pessoas com origens, culturas e vivências distintas enxergam o mundo de formas diferentes. Assim, na hora de buscar soluções, contribuem para aumentar os níveis de criatividade e inovação quando motivadas e lideradas de forma inclusiva.

Além do mais, uma empresa diversa reflete a sociedade e, assim, se transforma em um ambiente mais agradável e favorável às boas relações, aos bons desempenhos e melhores resultados.

No entanto, é importante ressaltar que, para que os benefícios da diversidade nas empresas surjam é fundamental ter também intencionalidade. Ou seja, é preciso investir tempo para projetar, alcançar e sustentar essas mudanças.

Como tornar a sua empresa mais diversa e inclusiva

Pensar em ações de diversidade, equidade e inclusão nas empresas não é trabalho fácil. Por mais que pareça que é simplesmente contratar pessoas de grupos minorizados, a inclusão não se limita a apenas essa ação. Confira nossas dicas abaixo:

Faça um diagnóstico da situação atual

Antes de olhar para fora, o movimento de inclusão para empresas deve olhar para dentro: é preciso saber qual é a situação atual da organização. Ou seja, qual é o nível de diversidade da sua empresa? Algumas perguntas para nortear esse diagnóstico são:

  • existem pessoas diversas em sua organização hoje?
  • como essas pessoas se sentem?
  • a sua empresa está preparada para acolher a diversidade?

Esses são questionamentos que você deve se fazer antes de pensar em qualquer ação. Por exemplo, se sua empresa decidir contratar PCDs, é necessário analisar o espaço físicos, mobiliários e se os sistemas utilizados são acessíveis. Além de, mais uma vez, preparar a equipe para receber e acolher esses profissionais, tanto os pares quanto a liderança.

Crie conteúdos educativos para a empresa

A informação é a grande aliada. Uma cartilha de diversidade, vídeos educativos ou até mesmo palestras com especialistas são excelentes ideias para começar.

Como sociedade, estamos todos aprendendo sobre diversidade, equidade e inclusão. Até mesmo as pessoas mais abertas a isso se deparam com novas informações no dia a dia.

Nem todo mundo entende porque determinados comentários sobre a comunidade LGBTQIA +, por exemplo, não são piadas e nem todo mundo sabe como se comunicar com uma pessoa cega.

Ajuste a comunicação da empresa

Se você quer que a sua empresa se torne mais diversa e inclusiva é preciso se posicionar. E mais que isso: ser consistente. Esse posicionamento deve ainda ultrapassar os muros das organizações e chegar até a sociedade.

Ajustar o tom de voz, usar comunicação neutra, se preparar para responder comentários preconceituosos sempre quando uma ação de diversidade e inclusão for comunicada para o público externo.

Identifique oportunidades e crie vagas focadas

O ano de 2020 foi conhecido por chamar atenção para a pauta de diversidade e inclusão. O Magazine Luiza, por exemplo, anunciou um programa de trainee exclusivo para pessoas negras, o que gerou muita polêmica nas redes sociais.

Em meio a aplausos e críticas, a ação foi parar na Justiça e, como veredicto, o Ministério Público do Trabalho concluiu que o trainee do Magalu é uma ação de reparação histórica.

Esse tipo de ação não é apenas um benefício para esse grupo minorizado, mas também para a empresa que busca comunicara sua cultura organizacional para sociedade. E pode servir de inspiração para muitas outras e causar uma transformação positiva na sociedade.

Conte com recrutadores que se identificam com a agenda de DEI

Adotar ações de diversidade e inclusão é combater problemas estruturais da sociedade.

Por isso, é preciso contratar com pessoas que entendam do assunto e saibam identificar certos processos que podem ser excludentes em um recrutamento.

Infelizmente, ainda é comum que os gestores e até mesmo o CEO queira ter uma organização mais diversa, mas se limite a ações de diversidade padrões, que não consideram fatores de inclusão. Um comitê de diversidade na empresa pode ajudar muito neste sentido.

E, claro, é fundamental que os recrutadores e demais profissionais de RH estejam preparados para conduzir um processo seletivo mais plural e que acolha a diversidade.

Crie um canal exclusivo para denúncia

É importante que as empresas estejam cientes que trazer pessoas que fazem parte de grupos minorizados passa por um processo de educação de toda empresa. Ninguém quer ser considerado racista ou homofóbico, mas há questão que estão tão enraizadas na sociedade que a diversidade pode gerar algum tipo de ataque ou assédio.

Dessa forma, é de extrema importância que exista um canal de denúncias, dando total segurança para esse colaborador vítima de algum comportamento preconceituoso.

Além disso, outros colegas também podem perceber a situação e fazer a denúncia. As empresas precisam estar preparadas para isso. Afinal, inclusão significa construir um ambiente seguro e confortável, que as pessoas se sintam plenamente capazes de serem elas mesmas.

Crie comitês das diversas diversidades

Pegando o gancho na ideia de processo em andamento, sua empresa não vai aprender tudo sobre diversidade e inclusão de uma única vez.

Criar comitês das diversidades e fomentar grupos de afinidades permitem a troca de ideias e experiências e principalmente acolhimento. Praticar a escuta ativa e abrir o canal de diálogo também são formas eficientes de promover mais ações de diversidade e inclusão nas empresas.

Esse grupo deve ser formado com os talentos e as lideranças e, sempre que possível, é interessante convidar especialistas para palestrar ou compartilhar experiências com os comitês da diversidade das empresas.

Promova lideranças diversas

Como falamos no início do texto, ações de diversidade e inclusão nas empresas quando planejadas e acompanhada pela liderança tendem a acelerar a inovação. Contudo, construir um time mais diverso é só o começo da mudança.

Precisamos aumentar as oportunidades para o grupo minorizados para que passem de assistentes e analistas para cargos de decisão. Sua empresa pode se inspirar nas grandes organizações e oferecer programas de trainee exclusivos para pessoas negras.

No entanto, é fundamental também criar programas de desenvolvimento de liderança para quem já atua na organização. Afinal, outro benefício das políticas de DEI é justamente a aceleração da carreira dos profissionais que fazem parte de grupos minorizados.

Além disso, ampliar o número de mulheres em cargos de liderança, o de pessoas negras, pessoas trans, entre outros, é também uma forma de melhorar a imagem da marca perante o mercado.

Uma pesquisa realizada entre os veículos de comunicação Globo, Época Negócios, Maria Claire em parceria com a ONG Mulheres na Liderança na América Latina (WILL) listou as empresas que mais se destacaram ao aumentar o número de mulheres em cargos de decisão. Da mesma forma, esta outra reportagem do portal da Exame pontuou os avanços da presença feminina no setor, bastante conhecido pela forte presença masculina.

Por que apostar em uma empresa diversa?

As vantagens de investir em políticas de diversidade e inclusão são comprovadas e falamos de várias delas ao longo do texto. Contudo, é importante ressaltar que existe uma questão moral que ultrapassa atrair novos investimentos ou crescer de forma sustentável.

É o certo a ser feito para reparar erros históricos, garantir a independência financeira e assegurar saúde física e mental para os grupos minorizados e manchetes como a 705 mil homens brancos têm mais renda que todas as mulheres negras no Brasil deixem de ser notícias no país.

Com isso em mente, saiba que apostar em ações de diversidade e inclusão nas empresas,  é criar um ambiente de trabalho mais saudável. Algo que impacta o bem-estar, a satisfação, a motivação, o engajamento e os resultados. Fazer parte de uma empresa que visa o bem-estar e inclusão de todos é muito mais satisfatório, o rendimento aumenta e os resultados melhoram.

Se você quer conhecer alguns números, confira abaixo alguns dados da pesquisa Equality & Innovation”, da Accenture:

  • 95% dos líderes empresariais veem inovação como vital para a competitividade;
  • 91% dos colaboradores querem ser inovadores;
  • o impacto da diversidade e inclusão na inovação é 42x maior do que do aumento de salário;
  • colaboradores em empresas mais igualitárias sentem 75% menos medo de errar, e isso permite que mais ideias sejam testadas a favor da inovação.

Os números só nos mostram os benefícios de adotar ações de diversidade e inclusão nas empresas. E por aí? Como andam as ações? Saiba que pode contar conosco para construir uma organização mais diversa e com mais equidade e inclusão.