Embora muitas empresas estejam percebendo que precisam investir em políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI ou D&I), é preciso olhar com criticidade e refletir até que ponto essas ações estão atreladas à estratégia empresarial.
Isso porque quando o elo entre estratégia e DEI ocorre, é possível ver grandes mudanças na empresa à medida que se estabelecem novos processos integradores entre pessoas e a visão de negócio.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é e para que serve a estratégia empresarial, como ela se estabelece aliada às políticas de DEI. E mais, qual a importância da união desses conceitos para que ações de diversidade sejam efetivas e tragam os resultados esperados.
O que é estratégia empresarial?
PORTER (1996), afirma que a estratégia empresarial é uma combinação dos fins que a empresa busca com os meios pelos quais está buscando chegar lá.
Para estabelecer uma estratégia empresarial, é necessário compreender em que aspectos a sua empresa deseja se desenvolver hoje para alcançar os objetivos no amanhã.
Desse modo, as estratégias da organização são definidas visando uma perspectiva de futuro, tendo como base dados colhidos nos setores da empresa.
Existem vários tipos de estratégia empresarial, que podem ser definidos conforme o objetivo do negócio. Sendo assim, entre os mais comuns, podemos citar: estratégia de investimentos, estratégia de crescimento, estratégia de manutenção e estratégia de marketing.Note que embora possamos dividir algumas estratégias por áreas e metas, todas elas ainda devem se alinhar a valores e objetivo macro, predefinidos pela organização.
Para que serve a estratégia empresarial?
A estratégia empresarial serve para dar mais segurança à organização em relação aos passos dados para o alcance de metas e objetivos. Além disso, é a estratégia consolidada que ajuda a empresa a passar por momentos de crise, assegurando o modo de enfrentamento e superação desses períodos.
Não à toa, ela compreende a definição de visão, missão e valores. Mas não só isso, visto que também envolve a adoção de atitudes e “modos de fazer” mais imediatos e que, com o tempo, terão ainda mais impacto no futuro.
Em meio a esse trabalho, é fundamental que o tema da diversidade também esteja escalonado ao nível estratégico, para ter um maior grau de importância, visibilidade e priorização, inclusive, com orçamento previsto.
Ou seja, o setor de DEI não pode ser visto como um “simples anexo”, ou então, como um “passo extra” da empresa que deseja se adequar às exigências do mercado. Mas, sim, como um elo integrado, que irá aparecer em diversas atitudes tomadas em diferentes setores do negócio.
Para que você entenda ainda mais a importância dessa integração, basta lembrar dos diversos casos em que a separação entre diversidade e estratégia se tornou óbvia.
Campanhas de marketing que acabaram usando expressões racistas, marcas que pretendiam valorizar a população negra, mas cujo vídeo de lançamento do produto, havia apenas pessoas brancas. Conseguiu lembrar de algum caso?
Esses são exemplos mais evidentes de não integração entre estratégia empresarial e DEI. As consequências em casos desse tipo são ainda mais difíceis de reparar, visto que o primeiro a notar a falha e repudiar a marca é o público que deveria se encantar com o serviço.
Como unir estratégia empresarial e políticas de DEI
Colocar em prática políticas de diversidade, equidade e inclusão é uma tarefa que exige uma série de ações específicas direcionadas às pessoas colaboradoras (o que inclui lideranças) e que também envolve o acompanhamento de métricas.
Em entrevista ao site Notícias do Dia, a sócia-fundadora da Singuê, Talita Matos, diz:
“É fundamental que as empresas tenham estratégias definidas com metas e indicadores de sucesso. Isso tranquiliza os funcionários que pedem por ações de diversidade, deixa a liderança com repertório sobre o tema e posiciona o ambiente para o público externo”.
Por isso, vamos definir alguns passos essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial aliada a políticas de DEI.
Avalie o quadro de pessoas colaboradoras
Para começar uma estratégia empresarial focada em DEI, é necessário avaliar de forma objetiva o seu quadro de funcionários e funcionárias, a partir das lideranças.
Entender a composição e como essas pessoas são contratadas, desde a análise do perfil até a condução das entrevistas. Pergunte-se também se é possível ampliar a diversidade cultural dessa equipe.
Além disso, é importante investigar se existe um sentimento de exclusão em alguns grupos no ambiente corporativo e trabalhar isso por meio de pesquisa de clima organizacional, quando necessário.
Questione a cultura organizacional
Um dos setores mais importantes no processo de mudança da cultura organizacional é o setor de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas e Cultura.
A esse setor é reservada a gestão de pessoas ao conectar e contextualizar os dados e dinâmicas psicológicas e sociais, compartilhando um caráter mais humanizado para construção de uma cultura organizacional forte.
As políticas de DEI não precisam se limitar a uma área específica na empresa, mas atuar como um vetor de cultura organizacional. Afinal, não se trata apenas de uma questão moral, mas também de estratégia, visto que diversidade e inovação andam juntas.
Por isso, saiba questionar a cultura quando perceber que ela não está alinhada ao que a organização, de fato, deseja alcançar. Afinal, diversas empresas precisam passar por uma transformação cultural para ter mais resultados.
Os dados coletados na avaliação do quadro de pessoas contratadas e as expectativas que o próprio mercado vem colocando nas empresas, como a valorização dos princípios ESG, por exemplo, já podem ajudar você a estimular as mudanças necessárias.
Estimule a diversidade desde o processo seletivo
O modo como as contratações estão sendo realizadas interfere no clima organizacional e consequentemente na cultura que a empresa busca implementar.
Por esse motivo, no processo de contratação, observe também se alguns preconceitos estão interferindo na seleção por conta de vieses inconscientes da pessoal contratante responsável.
Após a contratação, avalie de que maneira é possível contribuir com a permanência e crescimento das pessoas de grupos minorizados.
Um exemplo de valorização da diversidade é o caso da Endeavor, cujos números mostram 38% de aumento da diversidade, sendo que 58% das pessoas em cargos de liderança são mulheres. Outras empresas, como Natura, Nubank e Netflix, também vêm dando vários passos rumo a consolidação das políticas de DEI.
Dê atenção à comunicação interna
A comunicação interna de uma empresa é tão importante quanto a comunicação com seu público externo. A mudança deve acontecer de dentro para fora.
Quando a comunicação interna valoriza o respeito às diferenças, ela garante um bom relacionamento entre as pessoas, contribuindo com a produtividade e os resultados do negócio.
Para torná-la realidade, considere a prática da escuta ativa e o uso da linguagem inclusiva nas trocas realizadas no ambiente de trabalho.
Quando você inicia um trabalho de diversidade nas empresas, começa a entender qual é a importância de construir uma sociedade com mais equidade e de manter uma cultura que combata o preconceito em todas as suas formas.
Defina e acompanhe indicadores e métricas de diversidade e inclusão
Após a implementação de práticas de diversidade, equidade e inclusão na empresa, para saber da sua real efetividade é preciso medir de alguma forma.
Assim, para dar prosseguimento à estratégia ou mudar algumas práticas, é necessário acompanhar os indicadores de diversidade na empresa, o que inclui a satisfação das pessoas dos grupos minorizados.
Para que as ações tenham ainda mais efeito, é preciso que elas se integrem a diferentes áreas, desde o RH até o setor de Risco e Compliance, por exemplo. Visto que já existem leis que obrigam as empresas a pensarem em inclusão.
E, novamente, voltamos à conexão entre estratégia da empresa e DEI.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Korn Ferry no Brasil mostrou que a taxa de diversidade cresce entre empresas de maior porte e efetividade quando o movimento de mudança parte do CEO.
Por isso, vale lembrar que as lideranças têm um papel essencial nesses movimentos de integração. Os resultados acontecem partindo de pessoas em grupos dominantes e não dominantes, sentindo a importância da agenda para a empresa.
Se você deseja implementar uma estratégia empresarial bem estruturada e atrelada às políticas de DEI, contratar uma consultoria de diversidade pode ser o melhor caminho para agregar valor para toda a companhia. Quer saber sobre como esse trabalho pode ser feito? Então leia o próximo texto e entenda o que faz uma consultoria de DEI!